segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Como terminei 2016 - Virando investidor

Queridos investidores e viajantes!

O final de 2016 foi um marco na minha vida, eu sempre tentei organizar minhas finanças com apps, sites e planilhas, mas nunca tinha achado que esses esforços realmente serviam para alguma coisa, agora no finalzinho de 2016, eu resolvi mais uma vez que esse ano seria diferente e resolvi contabilizar todos os meus gastos de 2016! SIM, deu um trabalho do caramba, foi o preço que eu paguei por não ter feito isso desde o começo do ano, mas só posso dizer pra vocês que VALEU A PENA! 

Valeu a pena porque depois de terminar de contabilizar os meus gastos eu comecei a contabilizar os meus investimentos, acreditem eu tinha parado de fazer isso porque 1) meu HD tinha pifado e levado com ele todas as minhas planilhas (eu nao tinha backup) 2) depois de me recuperar dessa situação acabei perdendo meu notebook de vez (sim, mais uma história triste). A questão é que contabilizei tudo e fiquei muito feliz com o resultado, pois mesmo gastando muito e não me organizando bem acabei acumulando um capital considerável! (imagina as possibilidades para esse ano, se eu me organizar direito!)

Sem contar que decidi tomar vergonha na cara e reduzir meus custos de operação abrindo conta em corretoras e em um banco digital!

Vamos ao que interessa!

Ações


Sei que fica difícil entender todo o processo de como tenho investido até agora, mas não tenho essa pretensão, mas gostaria de esclarecer alguns pontos sobre minhas ações:

ITSA4 - Foi umas das primeiras ações que eu compre quando comecei a operar na bolsa, tem sido minhas ação de experiência, com ela recebo dividendos (poucos), já passei por altas e baixas e até por bonificação. De maneira que eu sei que ela tem uma volatilidade baixa, quando comecei não tinha dinheiro que valesses a pena comprar ITAU, então comprei ITSA4 como uma maneira de comprar ITUB4 descontado. - Objetivo: Longo Prazo

SUZB5 - Sempre acompanhava o sobe e desce das exportadoras no IBOV, mas nunca tinha encontrado uma boa entrada. Em agosto do ano passado teve uma queda muito acentuada e eu não pensei duas vezes, foi a maior alegria de 2016 nos investimentos, mas eu sei que não posso pensar no longo prazo - Objetivo: Trade

BRML3 - Comprei seguindo uma call marota e amarguei prejuízos por alguma tempo, não acompanhava nem seguia os fundamentos da companhia, não faria novamente! Faz parte do aprendizado - Objetivo: Trade

RUMO3, CARD3 - Comprei pensando na valorização agora em 2017 com os juros mais baixos, mas não pretendo ficar por muito tempo, pois também não conheço bem os fundamentos - Objetivo: Trade

VALEO7 - Sim, eu não posso esconder minha queda por opções, fazia muito tempo que não investia, pensei que ja estava curado desse vício, mas não teve jeito, resolvi apostar na contra mão do mercado mais uma vez e vocês vão ver que operar com opções a seco nunca tem um final muito feliz e eu não aconselho para ninguém! Mas não posso esconder minhas falhas, afinal estamos todos em um aprendizado constante! Faz parte do aprendizado - Objetivo: Trade





Tesouro Direto

Em relação ao tesouro também não tenho o que reclamar, tive a oportunidade de pegar algumas taxas relativamente boas, mas já em quedas, eu sempre tive muita dificuldade em ter um dinheiro pronto para quando aparece uma boa oportunidade e isso foi o que me privou de muitos bons investimentos, eu tinha um parte alocado em Títulos indexados a SELIC, mas fiz o resgate ainda em dezembro, então esses valores aparecerão em "Poupança".



Consolidado


Lembrando que esse valor em poupança na verdade foram rendimentos recebidos em dezembro + resgate do Tesouro LFT, e que eu já realoquei agora em janeiro.
Então a carteira consolidada ficou assim:




Conclusão

A ideia ao colocar como terminei 2016 é justamente mostrar para vocês que eu não comecei 2017 do nada, já venho pesquisando sobre investimentos e investindo já a algum tempo, apesar de nem sempre conseguir manter uma constância, para ser mais preciso em relação a tempo, comecei a me aventurar por esse mundo em 2015, então já fazem 2 anos que eu tento, inclusive ITSA4 que eu considero ter a mais tempo em carteira foi comprada em maio/2015, mas sempre acabo deixando tudo de lado por falta de organização e é essa lacuna que eu pretendo fechar agora em 2017 e para isso também conto com a ajuda de vocês!

Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Bem-vindo à blogosfera de finanças, VI!
    Te adicionei ao meu blogroll.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Adicionei por aqui também!
      Já estou acompanhando sua trajetória do ultimo post e torcendo pelo seu sucesso!

      Abraço!

      Excluir

Receba por e-mail